Perfil e reeleição do Presidente do Senado do Camarões

Estimated read time 2 min read

O veterano político camaronês Marcel Niat Njifenji, nascido em outubro de 1934, ocupa o cargo de Presidente do Senado da República dos Camarões desde 2013. 

Em março de 2024, aos 89 anos de idade, Njifenji foi reeleito para liderar o Senado pela 13ª vez consecutiva, tendo obtido 91 votos a favor e 4 votos nulos. Ele permanece como a única pessoa a ocupar essa presidência desde a criação efetiva da casa alta do Parlamento em 2013. 

Trajetória e posições anteriores

  • Nativo de Bangangté, na Região Oeste dos Camarões. 

  • Atuou como engenheiro, diretor-geral da empresa estatal de eletricidade (SONEL) entre 1974 e 1984.

  • No governo, já ocupou cargos como ministro do Planejamento e Desenvolvimento Regional e vice-primeiro-ministro para Minas, Água e Energia no início dos anos 1990.

  • Tornou-se senador em maio de 2013, e em 12 de junho de 2013 foi eleito para presidir o recém-criado Senado dos Camarões. 

Importância institucional

Como Presidente do Senado, Njifenji ocupa uma posição constitucionalmente relevante: em caso de vacância definitiva da Presidência da República, ele é o sucessor imediato para liderar o país até nova eleição. 

Observações e desafios

Apesar da longa trajetória, seu elevado grau de idade e questões de saúde geram questionamentos sobre sua capacidade para manter o cargo por mais tempo. 
Embora a reeleição seja frequentemente tratada como uma formalidade dada a ampla maioria de seu partido, o Rassemblement Démocratique du Peuple Camerounais (RDPC), a continuidade de Njifenji reforça a estabilidade institucional do Senado sob sua direção.

Relacionadas

Da Redação

+ There are no comments

Add yours

Deixe uma resposta