Uma tendência inusitada de skincare virou tendência nas redes sociais. Em vídeos publicados no TikTok, internautas aparecem usando gosma de caramujo na pele para tratar rugas e reduzir os sinais de envelhecimento. Inclusive, no Japão, o procedimento é bastante procurado. Mas, será que realmente ajuda em algo?
De acordo com a dermatologista Paula Luz Stocco, houve um aumento significativo na popularidade de produtos de skincare que utilizam a gosma de caramujo. Esse ingrediente, também conhecido como mucina de caramujo, tem ganhado bastante notoriedade no mercado de cosméticos devido aos seus potenciais benefícios.
“A mucina de caramujo é rica em uma série de componentes bioativos, como elastina, colágeno, ácido glicólico e glicoproteínas, que ajudam a hidratar, nutrir e promover a regeneração da pele. Além disso, essas substâncias melhoram a elasticidade e a aparência geral do tecido cutâneo”, diz ao Metrópoles.
Como dermatologista, Paula destaca que, ao considerar produtos que contenham gosma de caramujo, é importante optar por aqueles de fontes e laboratórios confiáveis. “A escolha deve ser feita sob orientação de profissionais qualificados, que podem indicar os itens mais adequados para cada tipo de pele”.
Alerta
A médica Fernanda Nichelle, especialista em beleza, explica que existe, há muito tempo, um ativo extraído da secreção do caramujo que tem o poder de melhorar a qualidade da pele e ajudar na produção de colágeno. No entanto, quando utilizado em dermocosméticos, esse ativo passa por um tratamento químico.
“Não é recomendado aplicar diretamente a secreção do caramujo no rosto, pois isso pode causar problemas como dermatites, alergias e infecções. Esse ativo é tratado quimicamente para ser utilizado em cosméticos e nunca recomendamos sua aplicação direta, pois não há comprovação científica de que traz benefícios à pele”. (Metropoles)
+ There are no comments
Add yours