Tensionamento entre guias, toyoteiros e a empresa Sky pode afetar o funcionamento da principal porta de entrada dos Lençóis Maranhenses
A crise no setor turístico de Barreirinhas (MA) se intensificou neste fim de semana. Guias, operadores de turismo e turoperadores locais — incluindo os populares “toyoteiros” que realizam passeios pelos Lençóis Maranhenses — ameaçam fechar a cidade em protesto contra a empresa Sky, responsável por parte da gestão e fiscalização das atividades turísticas na região.
De acordo com os trabalhadores, a empresa estaria falhando em suas obrigações e, ao mesmo tempo, sendo excessivamente exigente com os prestadores de serviço. “A bagunça continua. A Sky diz que era pra estar fazendo o serviço deles, mas não fazem. E no dia que resolvem aparecer, só sabem exigir da gente — mesmo conhecendo nosso trabalho, sabendo que estamos dentro do padrão, certinho pra operar. Mas ainda assim, ficam enchendo o nosso saco”, desabafou um operador que preferiu não se identificar.
A revolta dos guias e motoristas de turismo é crescente. Muitos alegam que, além da desorganização por parte da empresa responsável, os profissionais estão sendo tratados com descaso, mesmo contribuindo diretamente para o crescimento do turismo local, especialmente durante a alta temporada.
Diante do impasse, os operadores de turismo pedem a intervenção do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) na busca por uma solução que respeite os profissionais e garanta a continuidade dos serviços turísticos sem prejuízos para os visitantes nem para a comunidade local.
Os manifestantes alertam que, caso não haja uma resposta imediata, podem bloquear acessos à cidade como forma de protesto, afetando diretamente a chegada de turistas e o funcionamento da economia local.
Até o momento, a Sky não se pronunciou oficialmente sobre as acusações. E ICMBio ainda não emitiu nota sobre o caso.
+ There are no comments
Add yours