Operação combate fraude em benefícios previdenciários e assistenciais no MA

Estimated read time 2 min read

 

Na manhã desta quarta-feira (5), a Força-Tarefa Previdenciária deu início à Operação Mandatum, com o objetivo de desarticular um grupo criminoso envolvido em fraudes de benefícios previdenciários e assistenciais no Maranhão. A ação resultou no cumprimento de cinco mandados de busca e apreensão em São Luís e São José de Ribamar.

Os criminosos utilizavam documentos falsificados, como atestados médicos, para cadastrar procuradores de beneficiários, muitos dos quais já estavam falecidos. Essa prática visava facilitar a prova de vida, a renovação de senhas bancárias e, consequentemente, o recebimento de pagamentos mensais indevidos.

Segundo informações da Coordenação-Geral de Inteligência da Previdência Social (CGINP), a quadrilha causou um prejuízo estimado em R$ 2,6 milhões, referente ao pagamento de 43 benefícios identificados até o momento. A suspensão futura desses benefícios pode resultar em uma economia de cerca de R$ 6,3 milhões, embora esse valor possa ser ainda maior após a análise dos materiais apreendidos.

Os envolvidos na fraude poderão enfrentar diversas acusações, com penas que podem totalizar até 21 anos de prisão. A operação contou com a participação de 23 policiais federais e o suporte da equipe da CGINP. O nome “Mandatum”, que significa procuração em latim, foi escolhido em referência ao método utilizado pela organização criminosa para obter vantagens indevidas à custa da seguridade social.

Há 25 anos, a Força-Tarefa Previdenciária, composta pelo Ministério da Previdência Social (MPF) e pela Polícia Federal, atua no combate a crimes estruturados que ameaçam o sistema previdenciário. A coordenação do ministério é responsável por identificar e analisar indícios de fraudes e delitos previdenciários.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Via: Imirante

 

Relacionadas

Da Redação

+ There are no comments

Add yours

Deixe uma resposta