ESTREITO — A construção da nova Ponte de Estreito, na BR-226, entre os municípios de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA), já alcançou 75% de execução. A obra, que tem investimento de R$ 171,1 milhões do Governo Federal, deve ser concluída até o final de dezembro e promete restabelecer a ligação entre a Região Norte e o restante do país por meio da malha rodoviária brasileira.
A ponte está sendo erguida sobre o Rio Tocantins e será uma das principais travessias da BR-226, considerada estratégica para o transporte de cargas e passageiros entre os estados do Maranhão e Tocantins.
Técnica de construção garante precisão e segurança
A estrutura está sendo construída com o método de balanço sucessivo, técnica utilizada em pontes e viadutos de grandes vãos, especialmente quando não é possível utilizar escoramentos convencionais apoiados no solo.
Esse método consiste na execução da ponte em segmentos chamados aduelas, que são concretados ou pré-moldados e avançam em balanço, um após o outro, a partir de pilares centrais. A técnica permite maior estabilidade e precisão na montagem da estrutura.
Etapas concluídas até setembro
Segundo o balanço mais recente, até o fim de setembro foram concluídas:
✅ 24 fundações e 26 pilares
✅ 45 vigas pré-moldadas
✅ 5 das 9 lajes principais
✅ Aduelas de disparo e 20 das 60 aduelas dos balanços sucessivos
✅ Pré-lajes de apoio
As equipes seguem atuando na montagem das aduelas restantes e na finalização das lajes, dando forma à nova Obra de Arte Especial (OAE).
Estrutura da Ponte de Estreito
A travessia terá:
📏 630 metros de extensão
📐 19 metros de largura
🌉 Vão livre de 154 metros
🚗 Duas faixas de rolamento de 3,6 metros cada
🚧 Dois acostamentos com 3 metros cada
🛡️ Barreiras de proteção tipo New Jersey
🚶 Dois passeios para pedestres com guarda-corpo nas extremidades
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