O sucesso do Beach soccer em Tutóia influencia novos atletas e o investimento precisa expandir para novas modalidades

Estimated read time 4 min read

Na matéria do dia 15 de Setembro, aconteceu uma determinada dúvida sobre o esporte em termo geral no município de Tutóia, a questão em si, era sobre: gastos, investimento e reconhecimento de atletas que saíram em busca de sucesso do município.

Durante uma participação da jogadora de Beach Soccer Adriele Rocha em um podcast da cidade, a mesma comentou sobre a má administração para com os atletas que estão querendo se reerguer na carreira e o município não dá o devido reconhecimento. Gerando um bafafá virtual com o público, dúvidas e questionamentos fulminantes formaram a dúvida principal. Afinal, o município têm ou não tem meios para alavancar o sucesso de atletas locais?!
Para a maioria, não. Mas durante um determinado momento e ano, deu início uma zona de sucesso de colaboradores e professores que fez esse momento permanecer na história do município.

O ‘Professor Popy’ como é conhecido, que foi secretário por longos anos em mandatos diferentes, iniciou o trabalho dando espaço e maestria para expandir a cabeça dos jovens nos anos administrados como secretário de Esporte. No decorrer da experiência, ele tinha sido jogador profissional, alinhando mais ainda a experiência com o assunto “Esporte”.
A modalidade que mais era visada é o futebol de campo, que por sinal, foi onde tudo começou, recorrendo a outras modalidades, como: Vôlei, o atletismo que já estava sendo praticado em Tutóia; A natação ( por vezes de maneira um pouco volátil) pois em Tutóia não tinha clube e não tinha ambiente adequado para a natação, mas dava- se um jeito nas aventuras que encontravam pela a frente. No meio de tanto trabalho, nascia vários outros projetos a serem trabalhados como o famoso e querido pelos os estudantes JETS (Jogos Escolares Tutoiense) foi com a ajuda de um amigo chamado Jordanne, que esse projeto se desenvolveu, criando história estimulando a vontade e mente dos jovens e estudantes. No meio desses jogos, crescia outras mais modalidades, crescia um ciclo de sucesso e entusiasmo, foi então que o Beach Soccer deu o nome.
De maneira natural, a visibilidade surgiu, o sucesso com a força de vontade trouxeram nomes importantes que estão marcados na história de qualquer livro e revista que poderá ler, nascidos do município de Tutóia.

O município entrou para a história do Beach soccer no Brasil, conseguindo títulos irreversíveis, foram anos consecutivos de Vitórias.
1• título em 2009 ( Campeão Maranhense de Beach Soccer) em São Luís.
2• título em 2010 ( Campeão Maranhense )
3• título em 2011 ( tricampeão Maranhense)
Por último o 4• título em 2012 ( Campeonato Maranhense que aconteceu na cidade de Morros – MA)
Durante esse intervalo de jogos, a seleção tutoiense também participou de torneios internacionais no qual levou todas.
A seleção de Beach soccer tutoiense foi TETRA CAMPEÃ MARANHENSE.

Pela a vitória conseguida, os jogadores da seleção puderam ter mais visibilidade e ser conhecido no mundo a fora, podendo trilhar novos caminhos no Beach Soccer. Mas com a missão cumprida de deixar a modalidade tão na moda, inspirando tantos outros novos atletas a persistirem no trabalho de sucesso e na paixão influenciada pela a vitória de anos anteriores. As diversas modalidades dentro do município precisa ser trabalhada, não apenas focar em uma, o poder público tem sim investimentos que possam alavancar ideias e consagrar oportunidades da mesma forma que o Beach soccer aconteceu.

No momento atual, em que o município de Tutóia permanece, existem sim inversões que possam ser trabalhadas e valorizadas afundo sobre a influência do esporte: Nas escolas, nas comunidades, nos distritos, nos povoados., Basta ter a iniciativa de mais interesse público e interesse de pessoas com um olhar mais apurado. Sejam empresários, políticos e grandes influenciadores.

Para deixar fixado, o esporte é um grande meio social para os jovens, que elevam a influencia na educação, moral e a ética, estimulando a mente a alcançar mentas e ter disciplina consigo mesmo. E para o bem maior social, a gestão do Município tem todo o direito de investimento com o assunto educação e estímulo social.

 

Jornalista – Maylana Fernandes

Relacionadas

Da Redação

+ There are no comments

Add yours

Deixe uma resposta