Multidão acompanha primeiro capítulo de Travessia no Centro Histórico de São Luís

Estimated read time 6 min read

Centenas de pessoas compareceram à Praça Nauro Machado para acompanhar a transmissão ao vivo do primeiro capítulo da trama e curtir uma programação bem ao estilo do maranhense, com muita música, cultura e alegria.

Para animação do público no Centro Histórico, o evento de estreia de Travessia teve apresentações musicais do Bicho Terra, Boi Brilho da Ilha, Grupo GDAM e Tambor de Crioula de Leonardo, que destacaram a diversidade e a riqueza da cultura do Maranhão. Além disso, um brechó e uma feira de artesanato, com peças de vários tons, cores e formas, chamaram a atenção de quem prestigiou o primeiro capítulo da novela.

Em meio a euforia com as primeiras cenas de Travessia, o público compartilhou suas experiências sobre as gravações em São Luís. Marcos Vinícius Silva, de 26 anos, falou da alegria de participar da novela como figurante. “Já participei de outras produções no Maranhão, mas participar de Travessia foi algo extraordinário, foi uma figuração, mas em uma das maiores redes de televisão do mundo. Foi uma experiência muito grandiosa, sem dúvida”, destacou.

A Praça Nauro Machado ficou lotada para a estreia de Travessia. (Foto: Paulo Soares / Grupo Mirante)
A Praça Nauro Machado ficou lotada para a estreia de Travessia. (Foto: Paulo Soares / Grupo Mirante)

Os protagonistas de Travessia também foram lembrados por quem acompanhou de perto os seus passos durante as primeiras cenas no Maranhão. É o caso de Carla Coreira, que deu aulas de tambor de crioula para a atriz Lucy Alves, que interpreta Brisa, protagonista da novela. “Ela vai brilhar muito, tenho certeza, a Lucy é diferenciada, maravilhosa, uma querida, merece todo o carinho do mundo e de todo o Maranhão. A novela está linda, estou bem feliz com essa estreia”, comemorou Carla.

Outro nome bastante comentado entre o público que acompanhou o primeiro capítulo de Travessia foi o do ator maranhense Rômulo Estrela, que dará vida ao hacker Oto na novela. A jornalista Glenda Bandeira, que foi figurante em algumas cenas com participação de Rômulo, foi só elogios ao conterrâneo. “Sempre admirei muito o Rômulo Estrela e queria fazer alguma cena com ele, pelo menos como figurante, tinha esse sonho há algum tempo. Com a novela, tive essa oportunidade várias vezes, fico feliz que tenha dado tudo certo”, disse.

Sobre a novela Travessia

Escrita por Glória Perez e com direção artística de Mauro Mendonça Filho, Travessia contará a história de Brisa, personagem interpretada por Lucy Alves. Brisa é uma jovem batalhadora e determinada, que cresceu órfã. Ela ama fazer parte da cultura do Maranhão: dança em rodas de Tambor de Crioula e se apresenta em grupos de Bumba Meu Boi. Ela e Ari (Chay Suede) cresceram juntos no interior do estado, às margens dos Lençóis Maranhenses.

Ari é filho de dona Núbia (Drica Moraes), comerciante local que destinou todas as suas economias para que o filho tivesse um futuro melhor. Com o incentivo da mãe, ele se dedicou aos estudos e se formou em arquitetura. Com o apoio de Dante (Marcos Caruso), seu professor e mentor, Ari passou a se dedicar à defesa do patrimônio histórico maranhense.

Durante a infância, Ari e Brisa viviam implicando um com o outro, mas, aos poucos, eles foram se apaixonando e acabaram engatando um romance. Pouco tempo depois, o casal descobre que está esperando um bebê. Quando começa a história de Travessia, Ari e Brisa – e o filho Tonho (Vicente Alvite) – já moram juntos há alguns anos e estão prestes a oficializar o casamento. No entanto, Núbia não gosta nem um pouco disso.

De repente, tudo muda na vida do casal quando Ari tem a oportunidade de viajar para o Rio de Janeiro. Lá, ele poderá investigar mais de perto os passos da construtora Guerra, que está planejando derrubar um dos casarões históricos do Maranhão e construir no lugar um moderno shopping center – projeto que ele está decidido a combater. E ainda poderá reencontrar o professor Dante, que está na cidade para um tratamento de saúde.

Brisa, que apoia e confia nos planos do jovem, aceita adiar a data do casamento. Mas, após o jovem passar tempo demais no Rio de Janeiro e dar cada vez menos notícias, a maranhense fica preocupada e decide ir atrás de Ari.

Quando Brisa está na rodoviária de São Luís, prestes a embarcar, ela se vê em meio a uma grande confusão: as pessoas a acusam de ser uma sequestradora de crianças. A situação aconteceu após um vídeo editado, em que o rosto de uma criminosa foi trocado pelo dela, ter sido divulgado nas redes sociais. É o famoso deep fake.

É nesse momento que o destino de Brisa cruza com o de Oto (Romulo Estrela), um hacker, sem endereço fixo, meio nômade, que está em uma missão secreta em São Luís. Assustado com o tumulto na rua, Oto decide sair o mais rápido possível daquele lugar e sem chamar atenção. Ele consegue escapar, mas não tem ideia da “surpresa” que está levando consigo, no porta-malas do seu carro: Brisa. Apesar do clima de desconfiança e antipatia mútua no ar, e um alto potencial de atração também, eles seguem para o destino final, o Rio de Janeiro.

No Rio de Janeiro, Ari logo conhece Chiara (Jade Picon), que é a mimada e manipuladora filha de Guerra (Humberto Martins), dono da construtora que quer destruir o casarão histórico de São Luís. Ari tem sentimentos por Brisa, mas, ao mesmo tempo, quer viver as possibilidades que estão aparecendo à sua frente. Chiara, por sua vez, embora não dê o braço a torcer, logo se interessa pelo jovem maranhense.

Em um primeiro momento, Ari acha que tem tudo sob controle e que, ao se aproximar da jovem, terá a chance de conhecer os bastidores da empresa e conseguir informações para não deixar que o patrimônio histórico seja destruído. Ele tem a ilusão de que pode controlar a situação, mas a sua relação com Chiara, aos poucos, começa a ultrapassar o nível do flerte. Enquanto isso, Brisa enfrenta enormes problemas que podem custar sua própria vida.

Antes de ser surpreendida pela tentativa de linchamento, a maranhense avisa para Ari que está indo ao seu encontro no Rio de Janeiro. Mas, subitamente, para de dar notícias. De início, Ari se preocupa com a mãe de seu filho e passa a procurá-la, sofrendo com o desaparecimento da moça e se atormentado pela culpa de ter desejado Chiara.

Mas o tempo vai passando, informações desencontradas ganham espaço e ele acaba se deixando levar pela atração que sente pela herdeira de Guerra e pelas novas possibilidades que a vida está lhe apresentando.

 

Imirante

Relacionadas

Da Redação

+ There are no comments

Add yours

Deixe uma resposta