A morte do motociclista de app Franklin César e uma série de protestos realizados em São Luís desde a noite desta terça-feira (26) é o tema que domina o debate entre deputados de oposição e da base governista na sessão desta quarta (27) na Assembleia Legislativa do Maranhão.
O primeiro a tratar do tema foi o deputado Carlos Lula (PSB). Ele repudiou o crime cometido contra o trabalhador de app, cobrou investimentos na área de segurança pública, criticou o governo do estado e sugeriu uma audiência pública para tratar do tema.
“A insegurança, infelizmente, não dá trégua. O que vemos é um pedido de socorro coletivo, e retrato de um sistema de segurança pública que falhou. A gente precisa de gestão. Não se resolve homicídio com postagem”, disse, em referência à publicação do chefe do Executivo sobre o tema.
Rodrigo Lago (PCdoB) também repudiou o crime e criticou o Palácio dos Leões pela condução do sistema de segurança no estado.
“Ontem São Luís parou e o governador não olha isso. […]”, enfatizou.
Já o deputado governista Ricardo Arruda (MDB) questionou a atuação da oposição no caso. Ele disse que era preciso avaliar se havia uma indignação legítima ou “politicagem”, segundo ele, no tema.
“É legitima dos motociclistas e dos familiares do Franklin César. O que me chama a atenção, deputados e deputadas, é que a oposição se mostra tão indignada com essa tragédia familiar e inquietação com os motociclistas, que é legítima, digo mais uma vez, mas eles não falaram que o suspeito já foi preso na tarde de ontem. E não é um suspeito qualquer, é um suposto líder de facção que assassinou o motociclista”, disse.
Ricardo Arruda também afirmou que mais de 800 viaturas já foram adquiridas para o sistema de segurança pública e disse que houve aumento no efetivo das polícias civil e militar.
Um minuto de silêncio
A pedido dos deputados Carlos Lula e Wellington do Curso – este último que também subiu à tribuna para tratar do tema, o Plenário da Assembleia respeitou um minuto de silêncio em homenagem ao motociclista assassinado em São Luís.
Sem sessão
A Câmara Municipal de São Luís não realizou sessão ordinária na manhã desta quarta-feira, em decorrência da série de protestos que ocorrem em São Luís desde a noite desta terça-feira. Com ruas e avenidas bloqueadas e trânsito prejudicado, muitos servidores não conseguiram chegar ao local de trabalho, por isso a suspensão das atividades.
+ There are no comments
Add yours