O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi indicado como um dos finalistas da segunda edição do Prêmio Jabuti Acadêmico, promovido pela Câmara Brasileira do Livro (CBL). Ele concorre na categoria Direito com a obra ‘Democracia e Redes Sociais: o Desafio de Combater o Populismo Digital Extremista’, publicada pela editora Atlas.
No livro, Moraes analisa o avanço do que define como “populismo digital extremista”, fenômeno que, segundo ele, utiliza redes sociais e aplicativos de mensagens para enfraquecer os pilares democráticos. O texto também trata da atuação de “milícias digitais” e destaca a urgência de medidas regulatórias para proteger o processo eleitoral e as instituições contra campanhas de desinformação e manipulação.
A premiação contempla 25 categorias de obras científicas, técnicas e profissionais. Outros nomes indicados incluem o físico Marcelo Gleiser, a historiadora Lilia Moritz Schwarcz e o economista Luiz Carlos Bresser-Pereira. Na categoria de Direito, além de Moraes, estão entre os finalistas o ex-ministro do TSE André Ramos Tavares, a secretária-geral do STF Aline Osorio (em coautoria com Letícia Giovanini), e os juristas Bruno Rodrigues de Lima e Orlando Villas Bôas Filho.
+ There are no comments
Add yours