O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) informe se tem interesse em conceder entrevistas a veículos de comunicação. A decisão, publicada nesta terça-feira (2/12), foi motivada por pedidos de jornais e portais de notícias que solicitaram autorização para entrevistar o ex-presidente, preso na Superintendência da Polícia Federal (PF), em Brasília, após condenação no processo da trama golpista.
O despacho destaca que o primeiro pedido, feito pelo portal Conexão Política, foi protocolado um dia após a prisão de Bolsonaro, em 26 de novembro, solicitando autorização para realização de uma entrevista jornalística com o “reeducando Jair Messias Bolsonaro”.
Desde 4 de agosto, Bolsonaro já cumpria prisão domiciliar por descumprimento de medidas cautelares em outra investigação. Desde então, não deu entrevistas diretamente à imprensa — apenas manifestações indiretas, repassadas por seus filhos e aliados.
Na decisão, Moraes determinou que os advogados do ex-presidente sejam intimados, inclusive por meios eletrônicos, para informar, em até cinco dias, se Bolsonaro tem interesse em conceder as entrevistas solicitadas. O ministro também enviou comunicado a diversos veículos de comunicação que pediram autorização semelhante. Ao todo, pelo menos dez empresas de mídia, entre elas o Metrópoles, foram citadas na decisão.
A definição de Bolsonaro será determinante para que o STF avalie os próximos passos sobre o acesso da imprensa ao ex-presidente durante o período em que permanece custodiado.


+ There are no comments
Add yours