Moradores dos municípios maranhenses de São Luís, Paço do Lumiar, Trizidela do Vale e Imperatriz receberam, por volta das 16h10 deste sábado (14), um alerta com sinal sonoro e mensagem de texto na tela de seus celulares, como parte do teste do novo sistema Defesa Civil Alerta, que envia avisos sobre desastres naturais e ocorreu em 36 cidades de todos os estados do Nordeste, onde o serviço tem início previsto para a próxima quarta-feira (18).
O envio das mensagens da Defesa Civil Alerta estava previsto para ocorrer a partir das 14h, mas só foi realizado pouco mais de duas horas depois e pegou muita gente de surpresa, mesmo após as autoridades informarem, ao longo da semana, por meio dos órgãos de imprensa e das redes sociais, sobre a realização do teste. O aviso sonoro e a mensagem de texto, que chegam em aparelhos conectados às redes 4G e 5G, mesmo com o celular no modo silencioso, foram o assunto do momento nas redes sociais, onde várias pessoas compartilharam as suas experiências e fizeram comentários bem-humorados.
Os celulares de São Luís, Paço do Lumiar, Trizidela do Vale e Imperatriz receberam o sinal sonoro e a seguinte mensagem, que ficou sobreposta ao conteúdo exibido no celular: “Defesa Civil: DEMONSTRAÇÃO do novo sistema de alerta de emergência no NORDESTE. Mais informações, consulte o site DEFESA CIVIL ALERTA”.
A ativação do novo sistema Defesa Civil Alerta ocorreu em evento no Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), em Brasília, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes. No Maranhão, o evento foi acompanhado por representantes da Defesa Civil Estadual e Nacional, da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e do Corpo de Bombeiros.
“Um marco na capacidade de resposta frente aos eventos climáticos extremos”, afirmou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Célio Roberto.
A plataforma “Defesa Civil Alerta” será utilizada para enviar alertas via telefonia celular, com avisos sonoros e visuais, em situações de risco ou emergência, como alagamentos, inundações, vendavais e deslizamentos de terra. O sistema emergencial foi inspirado em modelos adotados por países como Estados Unidos e Japão, e está em expansão pelas regiões brasileiras: no fim de 2024, a tecnologia foi disponibilizada nas regiões Sul e Sudeste.
+ There are no comments
Add yours