O Bairro Mangaba teve um grande crescimento nos últimos anos, se tornou um bairro cheio de residências de políticos importantes, e outros órgãos importantíssimos, trouxe junto muitas oportunidades de empregos, assim também como um grande risco de ameaças para os moradores que necessitam da pesca no Rio Preguiças.
Na noite da terça-feira (03) trabalhadores de um condomínio próximo às margens do rio registraram um descaso, segundo esses trabalhadores, “uma falta de respeito com o rio”.
De acordo com os moradores, um encarregado das mansões do local junto com alguns homens abriram uma saída de esgoto que está caindo diretamente no rio. Segundo informações a fossa de esgoto do condomínio encheu e para esvaziá-la fizeram com que os dejetos caíssem diretamente no rio.
Os moradores fizeram denúncias para os órgão responsável do Meio Ambiente e CAEMA, os mesmos falaram que iriam mandar fiscais, mas até o momento ninguém apareceu no local. Enquanto as autoridades não tomam uma atitude, os dejetos continuam caindo direto no Rio Preguiças.
O descarte irregular de esgoto é uma das principais fontes de poluição em rios e córregos. Além de causar danos à natureza, isso pode também gerar prejuízos financeiros, já que o lançamento de resíduos é um crime ambiental e que afeta a saúde pública da comunidade como um todo.
O crime ambiental de poluição do art. 54, § 2º, inciso V, da Lei n. 9.605/98, independe da ocorrência de dano para a sua configuração, não se exigindo a realização de prova pericial para atestar o dano ao meio ambiente ou à saúde humana.
+ There are no comments
Add yours