Maranhenses assinam requerimento para criar a CPI das Pesquisas

Estimated read time 2 min read

Pelo menos dois deputados federais maranhenses já assinaram requerimento de autoria de Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Carlos Jordy (PL-RJ), para dar início a uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigará institutos de pesquisas.

A proposta surgiu depois que resultados das urnas no primeiro turno das eleições presidenciais se mostraram divergentes ao apresentado por vários institutos de pesquisas.

Alguns institutos deram diferenças de 10 e até 15 pontos entre Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL), com vitória do petista no primeiro turno, o que não ocorreu. Para os autores do requerimento, as pesquisas podem ter sido manipuladas e têm o poder de influenciar o eleitorado.

Os deputados maranhenses que assinaram o requerimento foram Aluisio Mendes (PSC) e Pastor Gil (PL).

Eles entendem que é preciso apurar se há ou não interferência externa nos institutos de pesquisas.

Os autores do requerimento devem procurar outros deputados federais maranhenses que integram a base do Governo Bolsonaro na Câmara.

Até este sábado, 90 assinaturas já haviam sido colhidas. Para dar início ao colegiado serão necessárias 171 assinaturas ao todo.

Segundo turno

O objetivo, como afirmou Jordy à imprensa, é poder iniciar as atividades antes mesmo de realizado o segundo turno das eleições presidenciais no país.

“Estamos intensificando os esforços e acreditamos que até o início da semana que vem conseguiremos todos os apoios”, afirmou a um portal de notícias.

O presidente da Câmara, deputado Arthur Lira, segundo afirmam governistas, se comprometeu em trabalhar pela viabilidade do colegiado na Casa.

 

Relacionadas

Da Redação

+ There are no comments

Add yours

Deixe uma resposta