Um dia de Galeno. O maranhense, da cidade de Barra do Corda, virou assunto na Europa depois de marcar dois gols na vitória do Porto, por 3 a 1, sobre o Shakhtar Donetsk, pela Liga dos Campeões, na Alemanha, e também por protagonizar um “gesto de fair-play” na arena Volksparkstadion. Depois de sair do Maranhão aos 14 anos para tentar viver o sonho de ser jogador de futebol, Galeno atravessa o melhor momento da carreira e deve ser convocado em breve para a seleção de Portugal, segundo a imprensa portuguesa, que chamou camisa 13 do Porto de “endiabrado” nas manchetes dos jornais e portais desta quarta-feira (20).
Entre inda e vindas, e até passagem pelo time B do clube, Wenderson Rodrigues do Nascimento Galeno, 25 anos, vive melhor momento da carreira no Porto, com 59 jogos, 18 gols e 8 assistências. Na tarde desta terça-feira (19), na arena Volksparkstadion, em Hamburgo, Galeno foi o protagonista da vitória, por 3 a 1, na rodada de abertura da Liga dos Campeões. O camisa 13 fez dois gols, deu uma assistência, e ainda foi eleito pela UEFA como o melhor jogador da partida.
Nessa partida, o maranhense ainda ganhou destaque após protagonizar um lance de “fair-play”. Em um momento da partida, o camisa 13 do Porto seguia para o ataque com uma boa vantagem, quando o jogador do Shakhtar Donetsk, Lemki, sofreu uma lesão muscular. Ao perceber a impossibilidade do adversário de seguir no lance, Galeno parou a jogada. A atitude do jogador foi bastante elogiada pela imprensa europeia.
“Todos deviam fazer isso e ter essa consciência. Vi que o jogador se tinha lesionado e coloquei a bola fora. Podia ser eu. Espero que ele esteja bem e recupere bem”, comentou Galeno, em entrevista depois da partida.
Carreira de Galeno
Sem atuar de forma profissional no Maranhão, Galeno saiu de Barra do Corda, ainda com 14 anos, para Goiás, onde jogou nas categorias de base do Trindade. Pela mesma equipe ele se profissionalizou em 2016 e foi considerado a revelação do Campeonato Goiano daquele ano. Na mesma temporada foi contratado pelo Grêmio Anápolis, mas não chegou nem atuar, e se transferiu para o Porto, sua primeira equipe de Portugal.
Com poucas partidas pela equipe profissional do Porto, Galeno foi emprestado ao Portimonense e, em seguida, retornou aos Dragões. Após sete partidas saiu por empréstimo novamente, desta vez para o Rio Ave. No Rio Ave o meia se destacou, virou titular, e, depois de uma bela partida em uma vitória sobre o Braga, foi comprado pelo clube. No Braga ele voltou a se destacar, em três temporadas ele alcançou 30 assistências, dez por ano.
Depois de se destacar no Braga, Galeno retornou ao Porto onde tem se destacado em duas temporadas.(GE)
+ There are no comments
Add yours