Nesta quinta-feira (15) a partir das 9h, terá início a campanha de vacinação de crianças de 10 a 11 anos contra a dengue (Qdenga), na Unidade Integrada José Giocelli Costa, no bairro da Madre Deus, em São Luís. As 40.610 doses chegaram ao estado nesta segunda-feira (12) e serão destinadas para a capital maranhense, São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Alcântara e Raposa.
Vale lembrar que serão duas doses de vacina num intervalo de três meses entre elas. A escolha por atender primeiramente a faixa etária de 10 a 11 anos, é por conta que esta se concentra o maior número de hospitalizações pela doença. Por seguinte, a vacinação continua para as outras faixas etárias, seguindo a ordem crescente dos mais novos até os mais velhos.
As cidades que receberão as vacinas estão incluídas no grupo daquelas que possuem alta taxa de transmissão de dengue. O Ministério da Saúde (MS) definiu que as vacinas serão destinadas para 521 cidades do Brasil, em 37 regiões de saúde consideradas como prioridades o combate contra a dengue.
Segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão (SES-MA), em 2023, foram 8.342 casos e 13 óbitos no Maranhão. Neste ano, o estado registrou 64 casos confirmados de arboviroses, sendo que 53 delas de dengue, quatro de Chikungunya e 7 de Zika. ( difusora on )
+ There are no comments
Add yours