Maranhão é o 2º Estado com maior número de internações de bebês desnutridos

Estimated read time 2 min read

Um estudo mostra que o Maranhão foi o segundo Estado do país que mais registrou internação de crianças denutridas menores de um ano, em 2022. Foi verificado um total de 280 casos em todo o Estado, sendo 29 internações de bebês com desnutrição somente em São Luís.

No ranking, o Maranhão fica atrás apenas da Bahia. Entre as capitais do Brasil, São Luís aparece na quinta posição. No Nordeste, é a segunda capital com mais casos de internação de bebês com quadro de desnutrição, abaixo apenas de Salvador (BA).

As informações são de estudo do Observatório de Saúde na Infância (Observa Infância), realizado com dados do Sistema de Informações Hospitalares (SIH), do Ministério da Saúde, extraídos em 29 de dezembro de 2022. Iniciativa conjunta entre a Fiocruz e o Centro Arthur de Sá Earp Neto (Unifase), o Observa Infância investiga, monitora e divulga dados e informações sobre a saúde de crianças de até cinco anos no país.

Em 2022, o Sistema Único de Saúde (SUS) registrou 2.754 internações de bebês menores de um ano por desnutrição, sequelas da desnutrição e deficiências nutricionais – o equivalente a sete por dia em todo o país. Dentre estados e capitais, Bahia e Salvador concentraram o maior número de hospitalizações: respectivamente 480 e 159.

O coordenador do Observa Infância, Cristiano Boccolini, destaca a desigualdade entre as regiões e as cidades brasileiras. “Enquanto o Nordeste registrou 1.175 hospitalizações em 2022, o Norte realizou 328 internações pelas mesmas causas no ano passado. Olhando para as capitais, temos Salvador com 159 hospitalizações e Cuiabá com apenas uma”, aponta.

(Arte: Divulgação/FioCruz)
(Arte: Divulgação/FioCruz)

Relacionadas

Da Redação

+ There are no comments

Add yours

Deixe uma resposta