Mais de 50 aves silvestres são resgatadas em São Luís em ação nacional contra tráfico de animais

Estimated read time 3 min read

As ações ocorreram em residências nos bairros Vila Embratel, Areinha, Bairro de Fátima, Turu e Pão de Açúcar.

SÃO LUÍS – Foi deflagrada, na manhã desta quarta-feira (29), a Operação Libertas, uma ação nacional deflagrada simultaneamente em 11 estados para combater o tráfico de animais silvestres. No Maranhão, a operação teve foco em cinco alvos localizados em São Luís, resultando no resgate de 51 aves mantidas ilegalmente em cativeiro.

As ações ocorreram em residências nos bairros Vila Embratel, Areinha, Bairro de Fátima, Turu e Pão de Açúcar. Entre os animais resgatados estavam 19 aves da espécie bigode, 11 canários exóticos, 5 trinca-ferros, 4 papa-capins, 3 canários-da-terra, 2 tizis, 2 curiós, 2 pipiras, 1 xexéu, 1 furiel e 1 papagaio.

Operação nacional contra tráfico de fauna resgata 51 aves em São Luís

Os animais foram encaminhados aos centros de reabilitação do Ibama (CETAS), onde recebem avaliação e cuidados veterinários. Após o período de reabilitação, aqueles em condições de sobrevivência serão reintroduzidos na natureza.

Tráfico de animais: operação nacional tem alvos em São Luís e resgata 51 aves. (Foto: divulgação / Polícia Civil)
Tráfico de animais: operação nacional tem alvos em São Luís e resgata 51 aves. (Foto: divulgação / Polícia Civil)

No Maranhão, a operação contou com a atuação dos promotores de justiça do Meio Ambiente Cláudio Rabelo e Luís Fernando Barreto, além do apoio de órgãos ambientais e forças de segurança.

Ação em âmbito nacional

A Operação Libertas é coordenada pela Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (Abrampa), por meio do Projeto Libertas, e pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). A iniciativa reuniu Ministérios Públicos, Polícias Ambientais e órgãos de fiscalização em todo o país.

Além do Maranhão, a operação ocorreu em Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, Alagoas, Ceará, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Bahia.

Em nível nacional, as investigações miram, além do tráfico de fauna, crimes associados, como receptação, falsificação de documentos e sinais públicos, maus-tratos e organização criminosa.

Segundo a promotora de Justiça Luciana de Paula Imaculada, do MPMG e coordenadora da operação pelo Projeto Libertas,

“A operação deflagrada hoje é uma resposta contundente do Estado para proteger nossa fauna, essencial para o equilíbrio ambiental. As investigações seguem para consolidar provas e oferecer denúncia criminal pelos crimes de tráfico de fauna, maus-tratos, associação criminosa e lavagem de dinheiro.”

Balanço nacional da Operação Libertas 2025

11 estados participantes: Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, Alagoas, Ceará, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão e Bahia;

84 alvos deflagrados;

18 pessoas presas, sendo 11 em flagrante — entre traficantes, receptadores e transportadores;

755 animais silvestres resgatados, em sua maioria aves, além de répteis;

Bens apreendidos: 37 celulares, 4 armas de fogo, 1.230 munições, 1 veículo, 20 gaiolas, 7 armadilhas, 3 transportadores e documentos falsos;

Outros crimes investigados: receptação, falsificação de sinal ou documento público, organização criminosa, maus-tratos e porte ilegal de armas.

 

Relacionadas

Da Redação

+ There are no comments

Add yours

Deixe uma resposta