O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, mantiveram nesta segunda-feira (26) uma conversa telefônica de cerca de 50 minutos, de acordo com uma nota divulgada à imprensa pelo Planalto. Ao fim do diálogo, os dois líderes acordaram a realização de uma visita de Lula a Washington, após a viagem do brasileiro à Índia e à Coreia do Sul, em fevereiro, em data a ser definida.
Durante a ligação, Lula e Trump trataram da relação bilateral e trocaram informações sobre indicadores econômicos. Ambos avaliaram que o crescimento das economias de Brasil e Estados Unidos é positivo para a região e destacaram o bom momento do relacionamento entre os países, que resultou no levantamento de parte das tarifas aplicadas a produtos brasileiros.
O presidente brasileiro também reiterou proposta de cooperação no combate ao crime organizado, com foco em lavagem de dinheiro, tráfico de armas, congelamento de ativos e intercâmbio de dados financeiros — iniciativa que foi bem recebida por Trump. Os dois ainda discutiram a situação na Venezuela e defenderam a preservação da estabilidade regional.


+ There are no comments
Add yours