Lula e Geraldo Alckmin são diplomados pela Justiça Eleitoral

Estimated read time 2 min read

Luiz Inácio Lula da Silva e Geraldo Alckmin foram diplomados no início da tarde desta segunda-feira (12) no Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Eleitos em outubro para os cargos de Presidente e Vice-Presidente da República, os dois devem assumir em 1 de janeiro de 2023 e cumprir mandato até 31 de dezembro de 2026.

“A democracia não nasce por geração espontânea. Ela precisa ser semeada, cultivada e cuidada para que a colheita seja generosa para todos”, disse Lula em discurso. Ele ainda exaltou “a coragem e a firmeza” das autoridades para assegurar a lisura do processo eleitoral. “A história há de reconhecer sua coerência e fidelidade à Constituição”, pontuou.

Os diplomas foram entregues pelo presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, que presidiu a solene.

Cerca de mil pessoas foram convidadas a assistir à solenidade de diplomação. Elas foram divididas entre o Plenário, local onde ocorreu o ato solene, os auditórios e o salão nobre da Corte, com telão para exibir a transmissão ao vivo da cerimônia.

O TSE é responsável por diplomar as pessoas eleitas para ocupar os cargos de presidente e vice-presidente da República. A diplomação é uma cerimônia organizada pela Justiça Eleitoral para formalizar a escolha da pessoa eleita pela maioria das brasileiras e dos brasileiros nas urnas. A entrega dos diplomas é indispensável para a posse, uma vez que é a confirmação de que os candidatos escolhidos cumpriram todas as exigências previstas na legislação eleitoral e estão aptos para exercer o mandato.

Relacionadas

Da Redação

+ There are no comments

Add yours

Deixe uma resposta