
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou neste domingo (23), durante sua participação no G20 em Joanesburgo, que pretende conversar diretamente com Donald Trump sobre o aumento da tensão entre os Estados Unidos e a Venezuela. Lula disse estar “muito preocupado” com o cenário na América do Sul e reforçou que pedirá ao líder norte-americano que reduza a pressão militar na região, destacando que o Brasil tem responsabilidade estratégica por fazer fronteira com o território venezuelano.
O governo Trump tem deslocado equipamentos militares para áreas próximas à Venezuela sob o argumento de combate ao narcotráfico, acusando Nicolás Maduro de liderar o chamado Cartel de los Soles — acusação que o presidente venezuelano nega. Apesar da escalada nas últimas semanas, Maduro tem feito declarações públicas pedindo diálogo e evitando confrontos diretos.
A crise venezuelana, marcada por denúncias de restrições a liberdades democráticas e perseguições políticas relatadas por organismos internacionais, reforça a preocupação regional. Lula afirmou que defenderá a busca de soluções pacíficas e diplomáticas para evitar um agravamento da instabilidade sul-americana.


+ There are no comments
Add yours