Lula diz que está “tão feliz” na COP30 que acredita poder convencer Trump sobre crise climática

Estimated read time 2 min read

Após reunião de Lula com Trump, Brasil formaliza proposta aos EUA

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta quarta-feira (19/11), que está “tão feliz” com os resultados da COP30 que acredita ser capaz de “convencer” o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, da importância das mudanças climáticas. A declaração ocorreu durante coletiva de imprensa em Belém (PA), onde o evento entra na reta final.

“Eu estou tão feliz que um dia haverei de convencer o presidente dos Estados Unidos de que a questão climática é séria e que o desenvolvimento verde é necessário”, afirmou Lula. Ele ressaltou que o Brasil respeita a soberania de cada país e não busca impor políticas ambientais, mas construir consenso: “Queremos apenas dizer: é possível? E, se é possível, vamos tentar construir juntos.”

Trump não participou da COP30 e não enviou nenhuma delegação para representar os EUA. Em seu novo mandato, o presidente americano assinou um decreto retirando novamente o país do Acordo de Paris e tem reiterado publicamente que não acredita no aquecimento global nem no impacto dos combustíveis fósseis.

Visivelmente animado, Lula também afirmou que “sonha acabar” com a guerra entre Rússia e Ucrânia. “Não existe mais razão dessa guerra continuar”, disse. Ele declarou estar confiante no trabalho dos negociadores brasileiros: “Saio daqui certo de que os meus negociadores vão fazer o melhor resultado que uma COP já pode oferecer ao planeta Terra.”

O presidente viajou a Belém para acompanhar as últimas negociações do encontro climático, que será encerrado na sexta-feira (21/11). O objetivo do governo era fortalecer a articulação internacional e impulsionar investimentos voltados ao acordo final.

Relacionadas

Da Redação

+ There are no comments

Add yours

Deixe uma resposta