Lula ataca Nikolas por vídeo sobre Pix: “Queria era defender o crime”

Estimated read time 2 min read

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fustigou indiretamente, nesta sexta-feira (29/8), o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) ao ressaltar que o parlamentar “fez uma campanha” contra a mudança na fiscalização do Pix. Segundo o petista, está comprovado que Nikolas “queria, na verdade, era defender o crime organizado”.

Em entrevista à rádio Itatiaia, Lula afirmou, sem citar nomes, que um deputado federal — dando a entender que seria Nikolas Ferreira (PL) — “fez uma campanha contra uma mudança que a Receita tentou fazer – que vai ser feita agora porque naquele tempo a mudança era pra combater o crime organizado”.

Nikolas viralizou em janeiro ao publicar vídeo em que afirma que Lula iria taxar o Pix. Dada a repercussão negativa, o vídeo foi um dos fatores que levaram o governo a revogar a instrução normativa da Receita Federal sobre a fiscalização das transações bancárias via Pix

Após a revogação, o governo informou que vai editar a medida provisória para assegurar a gratuidade do Pix do Brasil.

“Tem um deputado que fez uma campanha contra as mudanças que a Receita Federal propôs agora e está provado que o que ele [Nikolas] estava fazendo era defender o crime organizado. E nós não vamos dar trégua para o crime organizado”, completou o presidente.

Lula detalhou que irá mostrar “a cara de quem faz parte do crime organizado neste país. E o ex-presidente [Jair Bolsonaro] que tome cuidado”.

Fintechs

A Receita Federal (RF) publicou nesta sexta, no Diário Oficial da União (DOU), a norma que equipara o tratamento às fintechs ao que já é dado aos bancos convencionais. O objetivo, segundo o governo federal, é reforçar o combate a crimes financeiros.

Fintechs são empresas que criam modelos para o mercado financeiro por meio do uso de tecnologias.

A medida foi tomada após a megaoperação que revelou esquema de lavagem de dinheiro do Primeiro Comando da Capital (PCC) utilizando fintechs e 40 fundos de investimentos, com patrimônio de R$ 30 bilhões.

Relacionadas

Da Redação

+ There are no comments

Add yours

Deixe uma resposta