Lixão de Brejo causa transtornos a população

Estimated read time 2 min read

A população de Brejo está sendo afetada por uma grande problemática e falta de responsabilidade da atual gestão do município, que hoje é gerido pelo Zé Farias do PDT.

O principal e único lixão da cidade está abandonado e o lixo já toma conta da avenida Alexandra Tavares que passa ao lado, próximo a entrada da cidade de Brejo.

Brejo é um município brasileiro do estado do Maranhão localizado no Leste Maranhense. Sua população em 2010 era de 33.314 habitantes.

Animais peçonhentos, urubus se misturam com catadores de lixo recicláveis, algo que pode causar graves doenças a esses catadores.

Uma opção para eliminar esse e outros lixões seria fazer um aterro sanitário, que prevê a instalação de uma espécie de plástico bem grosso por baixo do lixo, impedindo a contaminação do solo.

No Brasil, a disposição final ambientalmente adequada dos resíduos sólidos em aterros sanitários é preconizada pela Lei Federal Nº 12.305, de 02 de agosto de 2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

O Marco do Saneamento, sancionado em julho de 2020, também estabeleceu um prazo para o fim dos lixões nos municípios brasileiros, que varia conforme a existência de planos de resíduos sólidos e número de habitantes nas cidades e a meta é acabar com todos os lixões no Brasil até 2024.

O Senado aprovou, o novo marco legal do saneamento. Isso abriu caminho para o Brasil finalmente acabar com os lixões a céu aberto.

Relacionadas

Da Redação

+ There are no comments

Add yours

Deixe uma resposta