Na quinta-feira, 8, o então ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, entregou uma carta de demissão ao presidente Lula. Ele tinha assumido o cargo em fevereiro de 2024 e alegou questões familiares e pessoais para deixar o ministério.
Lula nomeou como ministro interino da Justiça o secretário-executivo da pasta, Manoel Carlos de Almeida Neto. A indicação foi publicada nesta sexta-feira, 9, no Diário Oficial. Manoel foi secretário-executivo do Tribunal Superior Eleitoral e secretário-geral do Supremo.
Manoel deve cumprir um curto período na cadeira de ministro da Justiça. A pasta poderá ser desmembrada em dois ministérios, o da Justiça e o Ministério da Segurança Pública. Isto porque o tema criminalidade é um dos que mais preocupam o eleitorado e Lula está de olho em sua reeleição.
O presidente procura um ministro da Justiça com perfil político, que tenha muita interlocução no Congresso, que possa ajudar a destravar matérias de interesse do governo, como a PEC da Segurança, o que poderia dar autonomia ao trabalho de um futuro ministro da Segurança Pública.


+ There are no comments
Add yours