Uma reunião que acontece nesta sexta-feira em Nova Déli, na Índia, vai definir se o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses receberá o título de Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco, organização das Nações Unidas Para a Educação, a Ciência e a Cultura. A expectativa é que o comitê responsável aprove a indicação durante o encontro.
O selo valoriza a importância ambiental dos lugares e a necessidade de sua preservação. A documentação da candidatura do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses estava pronta desde 2018 no Ministério das Relações Exteriores, mas o processo ficou paralisado no governo Bolsonaro.
Com uma área de mais de 155 mil hectares, o parque fica localizado no noroeste do Maranhão. Quatro representantes do local iniciaram uma viagem para a Índia na segunda-feira, para acompanharem as reuniões no país.
A movimentação ocorre após, em agosto de 2023, avaliadores da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) realizarem uma avaliação técnica do parque a pedido da Unesco.
A visita ocorreu com representantes do Ministério do Meio Ambiente (MMA), do Instituto Chico Mendes de Conservação Ambiental (ICMBio) e do governo do Maranhão.
O título de Patrimônio Natural da Humanidade já foi dado a outros pontos do território nacional. São eles: Pantanal (MT/MS), Amazônia Central (AM), Costa do Descobrimento (BA/ES), complexo Ilhas Atlânticas (Fernando de Noronha e Atol das Rocas), Parque Nacional do Iguaçu (PR), Vale do Ribeira (PR/SP) e complexo Chapada dos Veadeiros/Parque das Emas (GO).
Segundo a Unesco, entre os dez itens exigidos para a concessão deste título, há como pré-requisito básico que “os locais precisam ter um valor universal excepcional”. Além disso, precisam representar certo tipo de arquitetura ou tecnologia, uma tradição cultural ou uma cultura perdida. (O globo)
+ There are no comments
Add yours