A ação penal contra o ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahesio Bonfim, voltou a tramitar no Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA) após decisão que reconheceu a competência da instância superior. O processo foi redistribuído para a desembargadora Maria da Graça Peres Soares Amorim, da 3ª Câmara Criminal.
RELATORIA SOB OBSERVAÇÃO
A nova relatora é sogra de Amanda Rocha, filha do ex-senador Roberto Rocha, apontado como possível aliado de Lahesio nas eleições de 2026. A relação familiar reacendeu discussões nos bastidores políticos sobre eventual influência no julgamento.
O processo (nº 0802090-45.2022.8.10.0026) trata de supostos crimes de fraude em licitação, desvio de recursos públicos e abuso de função durante a contratação de combustíveis na gestão de Lahesio como prefeito.
AÇÃO SUBIU DE INSTÂNCIA
A ação penal tramitava originalmente na 4ª Vara da Comarca de Balsas. No entanto, com base na jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (HC 232.627), que permite foro especial em casos com conexão ao exercício do mandato, o juiz Douglas Lima da Guia remeteu o caso ao TJ-MA.
A redistribuição reacende a tensão entre os campos político e jurídico. Roberto Rocha, que articula uma frente conservadora no Maranhão, é apontado como possível parceiro de Lahesio na disputa eleitoral de 2026.
+ There are no comments
Add yours