O deputado José María Balcázar Zelada, do partido Perú Libre, foi eleito pelo Parlamento o presidente do Congresso do Peru na noite desta quarta-feira (19/2). Com isso, ele assume a presidência interina do país após a destituição do presidente José Jerí. Balcázar ocupará o cargo até 28 de julho de 2026. As eleições gerais estão marcadas para abril.
Ele competia pelo cargo contra a ex-presidente do Congresso María del Carmen Alva, do Ação Popular. Pela linha de sucessão, o atual presidente do Congresso, Fernando Rospigliosi, deveria assumir o cargo, mas ele se recusou e, por isso, os parlamentares tiveram que fazer uma nova eleição.
Balcázar Zelada teve 64 votos, enquanto sua oponente, María del Carmen Alva, recebeu 46 votos. Três cédulas foram consideradas inválidas. Balcázar é advogado, formado pela Universidade Nacional Pedro Ruiz Gallo. Além de deputado, ele foi membro da Suprema Corte, magistrado e atuou como professor.
Destituição do presidente
O Congresso peruano destituiu, na terça-feira (17/2), o presidente interino José Jerí. A decisão ocorreu após a aprovação de uma moção de censura em meio a investigações por suposto tráfico de influência e por encontros não divulgados com um empresário chinês.
Jerí estava no cargo havia apenas quatro meses. Ele assumiu a Presidência em outubro, após o Congresso destituir Dina Boluarte em um processo político. A crise política que o país vive teve como resultado oito presidentes nos últimos 10 anos.

+ There are no comments
Add yours