O líder de extrema-direita, José Antonio Kast, foi eleito presidente do Chile neste domingo (14). O resultado confirmou as projeções das pesquisas que já apontava o candidato como favorito nas eleições presidenciais. A vitória de Kast faz a extrema-direita voltar ao poder pela primeira vez desde o fim da ditadura. Ele derrotou a candidata de esquerda Jeannette Jara, do Partido Comunista, que venceu o primeiro turno, mas perdeu força no segundo devido ao apoio recebido por Kast pelo outros três candidatos de direita.
“A democracia falou alto e claro. Acabei de falar com o presidente eleito José Antonio Kast para desejar-lhe sucesso para o bem do Chile”, disse Jara ela pelo X, após se comunicar com presidente eleito para dar-lhe os parabéns.
“O país está desmoronando”, diz o homem que provavelmente o comandará pelos próximos quatro anos, o três vezes candidato à presidência e pai de nove filhos. Ele promete deportar migrantes sem status legal, ampliar o poder policial e erguer mais prisões, inspirado em Donald Trump e Nayib Bukele. Na economia, propõe cortes de US$ 6 bilhões, embora sua equipe admita que o ajuste poderá levar mais tempo.

+ There are no comments
Add yours