Jornalistas foram retirados do plenário da Câmara dos Deputados nesta terça-feira (9/12), enquanto cobriam a ocupação da presidência pelo deputado Glauber Braga (PSol), devido à ativação de um protocolo de evacuação da área.
O ato número 145 da Mesa Diretora, que regulamenta a circulação de pessoas no Parlamento, estabelece que “o ingresso, a circulação e a permanência nos edifícios e locais sob responsabilidade da Câmara dos Deputados estarão sujeitos à interrupção ou à suspensão por questão de segurança”.
Segundo interlocutores do presidente da Câmara, Hugo Motta, a Polícia Legislativa solicitou a retirada de todas as pessoas do plenário, incluindo jornalistas, antes de remover Braga à força da cadeira da presidência.
Após analisar imagens de outra confusão que ocorreu em seguida, no Salão Verde, Motta considerou que houve excesso na atuação dos policiais em relação à imprensa e determinou a abertura de uma apuração sobre o caso. A medida ocorre após críticas sobre a forma truculenta como os agentes de segurança atuaram durante o episódio.


+ There are no comments
Add yours