Janja articulou com empresários doações para escola de samba

Estimated read time 2 min read

A primeira-dama, Janja da Silva, articulou apoio de empresários próximos ao presidente Lula (PT) para arrecadar recursos destinados à escola Acadêmicos de Niterói, que desfila neste domingo (15) na Marquês de Sapucaí com um enredo em homenagem ao petista.

Segundo a coluna de Lauro Jardim, Janja “passou o chapéu” entre empresários ligados ao presidente para que eles contribuíssem com doações à escola.

A Acadêmicos de Niterói leva para a avenida o enredo Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil, que narra a trajetória do presidente.

A homenagem ao presidente, que deve disputar a reeleição em outubro, já gerou vários debates jurídicos, pois o ato pode representar propaganda eleitoral antecipada.

Com medo do petista ficar inelegível, o Palácio do Planalto enviou uma orientação jurídica a ministros e auxiliares sobre como agir no desfile. Apenas quem não tem cargo no governo poderá desfilar na Sapucaí e, além disso, o Planalto orientou ministros a pagarem os próprios gastos, com comprovantes, e a evitarem lives e impulsionamento de publicações.

Durante a apresentação da escola de samba, a recomendação para os integrantes do governo é participar como cidadão, sem símbolos, falas ou gestos políticos, e sem entrevistas com tom eleitoral.

Nas redes, o pedido é manter postagens apenas com clima festivo, sem hashtags, marcações institucionais ou referência a partido, governo ou pré-candidatura. Por fim, depois do evento, a orientação é não usar imagens do Carnaval em campanhas futuras e não vincular o desfile a estratégia política.

Relacionadas

Da Redação

+ There are no comments

Add yours

Deixe uma resposta