Israel ataca Irã, e fortes explosões são ouvidas em Teerã

Estimated read time 3 min read

O Exército de Israel confirmou na noite desta sexta (25) que iniciou ataques contra o Irã. Fortes explosões foram ouvidas em Teerã e nos arredores da capital, de acordo com relatos na imprensa local, ligada ao regime.

A agência de notícia iraniana Fars informou que várias explosões foram ouvidas nos arredores Teerã e na cidade próxima de Karaj. Não há ainda um comentário oficial do regime iraniano sobre o ocorrido.

“Em resposta aos meses de ataques contínuos do regime do Irã contra o Estado de Israel, neste momento as Forças de Defesa de Israel estão conduzindo ataques de precisão contra alvos militares no Irã”, disseram as Forças Armadas dos país em comunicado.

“Como todo país soberano no mundo, o Estado de Israel tem o direito e o dever de responder”, diz ainda a nota. “Nossas capacidades de ataque e defesa estão totalmente mobilizadas.”

Iranianos no X minimizam ataque e falam em céus tranquilos em Teerã

Usuários iranianos da rede social X publicaram vídeos minimizando o ataque israelense contra o Irã nesta sexta-feira (25). Exibindo um vídeo do céu de Teerã, capital do país, um internauta escreveu, em inglês, que “apesar do caos nas redes sociais, o céu de Teerã está tranquilo e a situação não é caótica. As explosões aconteceram longe da cidade”.

Casa Branca diz que Israel mira alvos militares ‘em legítima defesa’

A Casa Branca disse que o ataque israelense contra o Irã nesta sexta-feira (25) tem como objetivo atingir alvos militares e que está sendo conduzido “em legítima defesa”. O governo dos Estados Unidos, principal aliado e grande fiador militar e diplomático de Israel, disse que não participou do ataque contra o Irã. Mas autoridades ouvidas pela agência de notícias Reuters em condição de anonimato disseram que o Pentágono foi informado previamente por Tel Aviv de que o ataque aconteceria.

Em retaliação ao ataque com mísseis balísticos que sofreu no dia 1º, Israel chegou a considerar atingir a infraestrutura petrolífera e até nuclear do Irã, um alvo que não teve o apoio dos EUA, segundo relatos da imprensa americana. Se a afirmação da Casa Branca se confirmar, atingir alvos militares pode ser a maneira encontrada por Tel Aviv para reduzir a escala do ataque e tentar evitar uma guerra total contra o Irã.

Relacionadas

Da Redação

+ There are no comments

Add yours

Deixe uma resposta