Invasão de Drones em Nova Jersey: Autoridades Pedem ‘Estado de Emergência’ e Levantam Suspeitas de ‘Nave-Mãe’ Iraniana

Estimated read time 6 min read

Uma invasão misteriosa de drones em Nova Jersey gerou chamados para a declaração de um ‘estado de emergência’, com autoridades sugerindo que os drones estão vindo de uma ‘nave-mãe’ iraniana na costa leste dos Estados Unidos.

O deputado republicano Jeff Van Drew afirmou na quarta-feira que o Irã lançou a embarcação “provavelmente há cerca de um mês” após fazer um acordo com a China “para comprar drones, uma nave-mãe e outras tecnologias”.

“Esses drones devem ser abatidos”, disse ele à FOX News, acrescentando que “os militares estão em alerta máximo com isso”.

No entanto, o Pentágono apressou-se em afirmar que não há evidências de que os drones sejam obra de um adversário e negou a existência de uma ‘nave-mãe’ iraniana espreitando na costa.

A secretária de imprensa do Pentágono, Sabrina Sing, disse em uma coletiva: “Neste momento, não temos evidências de que essas atividades estejam vindo de uma entidade estrangeira ou sejam obra de um adversário”.

A preocupação com OVNIs inexplicáveis começou em meados de novembro, quando drones do tamanho de carros apareceram sobre o Arsenal Picatinny do Exército dos EUA em Rockaway e no campo de golfe do presidente eleito Donald Trump em Bedminster.

 

 

 

Durante uma audiência no Congresso na terça-feira, o senador Jon Bramnick (R) disse: “O Estado de Nova Jersey deve emitir um estado de emergência limitado proibindo todos os drones até que o público receba uma explicação sobre esses múltiplos avistamentos”.

O FBI admitiu que não sabe quem está por trás dos objetos voadores, enquanto os militares dos EUA insistem que não são responsáveis. A Casa Branca diz que está “monitorando de perto” a situação.

O deputado Chris Smith (R) também falou durante a reunião, revelando um relatório de 50 drones vindos do oceano e seguindo barcos da Guarda Costeira dos EUA.

O representante também observou que “pode ser Putin, Xi Jinping na China ou o Oriente Médio, não podemos descartar nada disso”.

Prefeitos de 21 cidades em todo o estado escreveram uma carta conjunta ao governador de Nova Jersey, Phil Murphy, pedindo uma ação estadual.

Sing confirmou que as aeronaves não são drones militares dos EUA e disse que não há “nenhuma suposta nave-mãe iraniana lançando drones para os EUA”.

A Casa Branca também abordou os drones na noite de terça-feira em uma coletiva, semanas após os moradores de Nova Jersey terem soado o alarme.

A secretária de imprensa Karine Jean-Pierre disse que o presidente Biden está ciente do assunto, mas observou que não sabe quando Biden foi informado.

“Não posso fazer nenhum tipo de previsão”, disse ela em resposta a se os drones são controlados por entidades estrangeiras realizando vigilância.

A Administração Federal de Aviação (FAA) foi alertada pela primeira vez sobre a atividade estranha ao redor da base militar em 18 de novembro, seis dias após os drones serem avistados.

As primeiras imagens de vídeo mostraram drones com luzes verdes e vermelhas nas asas, e várias testemunhas oculares os descreveram como grandes como um carro pequeno.

Na audiência, Robert Wheeler, assistente do diretor do FBI, disse: “Não há nada conhecido que me leve a dizer isso, mas simplesmente não sabemos e essa é a parte preocupante”.

Ele disse ao Congresso que mais de 3.000 avistamentos foram fornecidos à linha de dicas da agência criada na semana passada.

 

 

 

 

Drones foram relatados em 12 condados: Sussex, Passaic, Bergen, Essex, Monmouth, Ocean, Camden, Burlington, Somerset, Hunterdon, Morris e Warren.

Os OVNIs foram avistados sobre reservatórios de água, linhas de transmissão elétrica, estações ferroviárias, departamentos de polícia e outras instalações militares.

O presidente do distrito de Staten Island, Vito Fossella, também escreveu uma carta à FAA e ao FBI no início deste mês, solicitando uma investigação sobre os avistamentos de drones em Staten Island, informou a PIX 11.

Wheeler foi questionado sobre se o público estava em risco, ao que ele respondeu: “Estamos preocupados com intenções nefastas que poderiam causar um incidente real de segurança ou segurança pública?

“Não há nada conhecido que me leve a dizer isso, mas simplesmente não sabemos. E essa é a parte preocupante disso.”

Os moradores de Nova Jersey têm mantido os olhos no céu, relatando os drones bizarros em plataformas de mídia social, especificamente em um grupo dedicado no Facebook.

O residente John Mastrogiovanni compartilhou: “Eles estão definitivamente vindo do oceano, eu moro na baía e posso vê-los todas as noites vindo do oceano.

“10-15 de cada vez. Uma vez que eles chegam à terra, alguns desligam suas luzes e vão em uma direção diferente e alguns estão baixos e outros altos. Os que eu vi estão baixos, bastante barulhentos e soam como um motor.

“Eles se movem lentamente e depois aceleram rapidamente, é toda noite. Eles têm 4-5′ de tamanho e usam luzes verdes e vermelhas.”

Kelly Ann, de Osborne Island, afirmou os mesmos avistamentos, dizendo que os drones vieram do norte enquanto ela olhava para Atlantic City.

“Eles seguem uns aos outros como se estivessem alinhados a 100 pés de distância”, disse ela.

Murphy disse que os drones não parecem representar um risco à segurança pública, mas também observou que “isso é algo que estamos levando muito a sério.

“Eu não culpo as pessoas por estarem frustradas”, acrescentou Murphy.

Ele disse na segunda-feira que no minuto “em que você os vê, eles escurecem”, chamando as aeronaves de “muito sofisticadas”.

Murphy realizou uma chamada de briefing com o secretário de segurança interna dos EUA, Alejandro Mayorkas, na quarta-feira, bem como representantes no Congresso e a polícia estadual para discutir os relatórios de drones.

O Subcomitê da Câmara sobre contraterrorismo, aplicação da lei e inteligência também realizou uma audiência sobre o assunto.

( Gazeta Brasil )

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Relacionadas

Da Redação

+ There are no comments

Add yours

Deixe uma resposta