A inflação do país desacelerou para 0,39% na passagem de outubro para novembro, segundo dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) divulgados pelo IBGE nesta terça-feira. O resultado foi influenciado por um recuo na conta de luz, que puxou o número para baixo, mas a alta nos alimentos, com aumento intenso no preço das carnes, impediu maior desaceleração.
- Com o resultado, o IPCA acumulado em 12 meses atingiu 4,87% e segue acima do teto da meta estabelecida pelo Banco Central. A meta para inflação é de 3%, com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou menos
- Já no ano, a inflação acumulada é de 4,29%
Ainda nesta terça e nesta quarta, Comitê de Política Monetária (Copom), se reúne pela última vez em 2024 para decidir em que patamar ficará a taxa Selic. Analistas esperam uma alta intensa, com o objetivo de controlar a inflação, uma vez que o resultado de outubro levou o IPCA acumulado em 12 meses à marca de 4,76% – acima do teto da meta estabelecida pelo Banco Central. O centro da meta para inflação é de 3%, com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou menos.
( o Globo )
+ There are no comments
Add yours