A eventual indicação do ex-governador do Maranhão e senador eleito, Flávio Dino (PSB) para a equipe ministerial de Lula, em 2023, fortalece o projeto do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Othelino Neto (PCdoB), para a reeleição na Casa.
Em março deste ano, Othelino atuou como ponto chave numa articulação liderada por Flávio Dino, que acabou enfraquecendo a candidatura de Weverton Rocha (PDT) e facilitando a reeleição do governador Carlos Brandão (PSB).
O presidente do Legislativo Estadual deixou o grupo coordenado pelo pedetista e declarou apoio a Brandão.
Na mesma articulação, Othelino conseguiu indicar a esposa, Ana Paula Lobato (PSB), vice-prefeita da cidade de Pinheiro, para a primeira suplência na chapa de Dino ao Senado.
Ascensão
Com a eventual ida de Dino para a equipe ministerial de Lula, Ana Paula Lobato assume, automaticamente, mandato no Senado Federal.
E Othelino ganha robustez para a a reeleição no comando da Assembleia.
Nos bastidores, aliados do presidente do Legislativo Estadual apontam o cenário como muito favorável a Othelino.
Resistência
Apesar de Othelino ter declarado candidatura à reeleição logo depois do primeiro turno das eleições 2022, um bloco de deputados mais ligado ao núcleo de Brandão começou a projetar outros nomes.
O deputado estadual eleito, Carlos Lula (PSB); o ex-presidente da Casa, deputado Arnaldo Melo (PP) e Antônio Pereira (DEM), surgem como opções para a disputa.
O grupo mais alinhado a Brandão, defendia até a semana passada, discussão sobre o tema apenas após o segundo turno das eleições 2022.
A partir da próxima semana, as articulações devem ser intensificadas.
Ipolítica
+ There are no comments
Add yours