Licença permite perfuração em águas profundas, a 500 km da foz do Rio Amazonas; exploração deve durar cerca de cinco meses.
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) concedeu, nesta segunda-feira (20), a licença ambiental que autoriza a Petrobras a iniciar a perfuração de um poço exploratório no bloco FZA-M-059, localizado na Margem Equatorial brasileira, em águas profundas do estado do Amapá.
A área fica a aproximadamente 500 quilômetros da foz do Rio Amazonas e 175 quilômetros da costa amapaense. Segundo informações da Petrobras, o equipamento utilizado na perfuração já se encontra posicionado no local e as atividades devem começar imediatamente, com previsão de duração de cerca de cinco meses.
De acordo com a estatal, o objetivo da operação é obter informações geológicas que permitam avaliar o potencial de presença de petróleo e gás natural na região em escala economicamente viável.
A licença ambiental marca um passo importante na expansão da exploração na Margem Equatorial, considerada pela Petrobras uma das novas fronteiras energéticas do país — mas também alvo de debates envolvendo preservação ambiental e riscos à Amazônia Azul.
+ There are no comments
Add yours