
Rompido com o PT, o deputado Hugo Motta avalia colocar novamente em pauta a proposta de anistia, mas tenta formar consenso para evitar choques com o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Senado, que poderiam rejeitar a medida e gerar desgaste político.
Nos bastidores, parlamentares avaliam que o senador Davi Alcolumbre poderia usar a votação de Jorge Messias para o STF como retaliação política, numa tentativa de impor uma derrota ao presidente Lula após a escolha de outro nome para a Corte, intensificando a disputa entre ambos.
O ambiente político também está mais tenso após a prisão antecipada do ex-presidente Jair Bolsonaro, motivada por tentativa de violar a tornozeleira eletrônica. Em meio a esse clima acirrado, líderes afirmam que só há consenso para discutir a redução de penas dos detidos nos atos de 8 de janeiro, sem possibilidade de avanço na anistia.
Segundo um ministro do STF, embora acordos sejam frequentemente costurados antes das votações, cada grupo retorna a suas estratégias eleitorais quando a disputa política se intensifica, tornando qualquer negociação sobre a anistia complexa e delicada.


+ There are no comments
Add yours