O descaso no ensino público municipal não é mais nenhuma novidade. Mesmo assim ainda choca, em certos casos.
O vereador Honorino das Estradas esteve em visita ao povoado Armazém e visitou a escola da localidade que se encontra em estado caótico, pois o prédio é ainda de adobe e palha de buriti.
Na ocasião, o parlamentar viu de perto que os livros são guardados em sacos plásticos, cadeiras estão deterioradas, paredes rachando, fiação exposta, além da falta de banheiros.
A escola que tem mais de 40 anos, e os alunos ainda tem que estudar em um local que não tem nenhuma dignidade.
Na sessão dessa terça-feira (01) de junho a escola foi objeto de requerimento, o parlamentar pediu que seja construído uma escola no povoado nos moldes da escola digna.
A escola tem apenas um cômodo, sem cantina e a entrada do prédio não tem porta, apenas uma cancela.
“Eu gostaria de uma escola com teto, uma cadeira firme e as paredes melhoradas. Acho que precisa de uma reforma”, disse uma mãe de aluno.
Em seu requerimento, Honorino pediu ao perfeito do município que se sensibilize com a situação e faça a construção em regime de urgência.
Diante de centenas de situações que comovem o país ao mostrar a realidade de escolas municipais sem estruturas adequadas, o Governo do Maranhão lançou em 2015, o Programa ‘Escola Digna’, que tem como meta substituir escolas improvisadas de taipa, palha, galpões ou outros estabelecimentos considerados inadequados, por estruturas de alvenaria.
O Programa Escola Digna faz parte do Plano de Ações Mais IDH – política de governo instituída pelo Decreto 30.612 de 2 de janeiro de 2015, com a finalidade de desenvolver ações para superar a pobreza extrema e as desigualdades sociais nos meios urbano e rural, nos 30 municípios com menor IDH do estado.
Programa Escola Digna organiza as ações em eixos estruturantes, apresentando como princípios orientadores: inclusão social; o respeito à diversidade; a formação integral e integrada; a democracia e participação na gestão; a avaliação diagnóstica, formativa e processual no contexto escolar.
O programa foi assinado pelo governador Flávio Dino em seu ato de posse no dia 1º de janeiro de 2015, porém das escolas prometidas, até o momento não foi construída nem 10% .
Em sua justificativa e discurso, Honorino disse que está assegurado no art. 208 da Constituição Federal, o direito à educação será efetivado mediante a garantia de ensino fundamental obrigatório e gratuito, assegurada, inclusive, sua oferta gratuita para todos os que a ele não tiveram acesso na idade própria.
“Me baseado neste artigo peço a construção da Escola José Alves Araújo no povoado Armazém, fui até o povoado na qual eu cresci e me criei e a situação continua na mesma, um prédio ainda de adobe e coberto de palha de buriti, livros guardados em sacos plásticos, paredes de rachadas, fiação exposta e carteiras totalmente deterioradas”. argumentou Honorino.
É inadmissível que em pleno século 21, crianças ainda tem que estudar em uma situação degradante como está aquela escola- completou.
O parlamentar disse que acredita na atual gestão, e apelou para sensibilidade do prefeito, em sanar os problemas da população do município, que o secretário de Educação, veja com carinho seu pedido.
“Acreditando no governo da transformação, slogan na qual foi eleito, reitero que acredito que essa obra será feita’. Falou.
A construção da escola irá atingir de forma contundente muitas comunidades ao entrono e levar dignidade aos alunos e professores.
Discurso
Como parlamentar estarei sempre buscando melhorias para nosso município e meu terá como regra fundamental a representatividade da nossa população.
Estamos trabalhando de acordo com as nossas condições, nos sabemos que o vereador é muito limitado, mas nós estamos fazendo um mandato voltado para o povo, para as pessoas necessitadas, pessoas carentes que realmente precisam do nosso apoio, através de nosso mandato vamos dar uma resposta para a sociedade, nos precisamos fazer valer esse voto da população.
A população pode esperar de mim um vereador atuante, comprometido com os interesses do povo, estamos buscando parcerias para que possamos atender as necessidade da população, as pessoas carentes menos favorecidas, pode esperar de mim também um político muito ético, responsabilidade, humildade, estamos tentando fazer um trabalho onde a população possa realmente ser beneficiada.
+ There are no comments
Add yours