O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criou 4,4 mil novos cargos comissionados desde o início da gestão, em janeiro de 2023, e atingiu o maior número de ocupações de confiança da história da administração pública federal — 50.770 mil cargos em novembro de 2025.
Os dados fazem parte de um levantamento do Farol da Oposição, do Instituto Teotônio Vilela, ligado ao PSDB, e foram confirmados pelo Estadão no Painel Estatístico de Pessoal, mantido pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI).
O governo alega que as nomeações são fruto da reorganização de ministérios que Lula fez ao assumir o poder em 2023 e que os novos comissionados não geram novas despesas, pois houve transformação de cargos já existentes que estavam vagos ou obsoletos.
O número reúne cargos de livre nomeação e exoneração destinados às atribuições de direção, chefia e assessoramento no governo. São servidores públicos e pessoas fora de fora da administração pública que ganham cargos de confiança. Mais da metade (53%) corresponde à administração direta federal, como é o caso dos ministérios. O restante inclui as autarquias e fundações.


+ There are no comments
Add yours