Governo Federal amplia Farmácia Popular no Maranhão

Estimated read time 2 min read

 

 

Desde 2023, com a retomada do programa Farmácia Popular, o Ministério da Saúde tem trabalhado para ampliar o acesso a medicamentos em todo o Brasil, com destaque para o Maranhão, um dos estados mais beneficiados pela iniciativa. A reabertura do credenciamento priorizou municípios em situação de alta vulnerabilidade social, especialmente em situação de maior vulnerabilidade social.

Entre os 811 municípios contemplados em todo o país, 444 já foram credenciados, sendo que 94% estão localizados nas regiões Norte e Nordeste, incluindo dezenas de cidades maranhenses. Pela primeira vez, pequenos municípios do estado, muitos com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), passaram a contar com acesso a medicamentos gratuitos, beneficiando mais de 230 mil.

Em 2022, o investimento não chegou a R$ 2,5 bilhões. Para 2025, o valor apresentado no Projeto de Lei Orçamentário Anual (PLOA) é de R$ 4,2 bilhões, um aumento de 69% comparado ao ano de 2022. O maior orçamento da história.

Carlos Gadelha, secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e do Complexo Econômico-Industrial da Saúde , destacou que quando essa gestão do Ministério da Saúde assumiu, o programa Farmácia Popular enfrentava sérias dificuldades.

 “Quando começamos o trabalho, o programa estava quase morrendo. As farmácias existentes não tinham sequer um processo de recredenciamento, mas, com muito esforço, conseguimos revitalizá-lo. Hoje, com investimento do governo federal e ampliação da lista de medicamentos gratuitos, o programa agora inclui anticoncepcionais, absorventes e medicamentos para osteoporose. Para os beneficiários do Bolsa Família, todos os itens são oferecidos sem custo”, detalha.

 

 

 

Via: Imirante

Relacionadas

Da Redação

+ There are no comments

Add yours

Deixe uma resposta