Morreu neste sábado, 15/4, em São Paulo, aos 74 anos, o dublador Gileno Santoro. Conhecido por emprestar sua voz a personagens como Mestre Kame de “Dragon Ball” e o tio Chan de “As Aventuras de Jackie Chan”, o ator faleceu devido a um câncer no pulmão. A informação foi confirmada pelo gshow com o também dublador, Wendel Bezerra.

Gileno Santoro, dublador de Mestre Kame de ‘Dragon Ball’, morreu aos 74 anos — Foto: Reprodução
Wendel conta que quem deu a notícia para ele foi irmão de Gileno, Fabio: “Estávamos almoçando quando recebemos a notícia. Foi uma comoção geral“. Nascido em 16 de outubro de 1949, o dublador não tinha filhos. O velório, que acontecerá neste sábado no cemitério do Araçá, entre às 18 e 22h, será aberto aos fãs.
Bezerra revelou que soube da notícia do câncer de Gileno há mais ou menos quatro dias e que o médico disse que “irrevisível”. O ator já estava sem força e foi algo rápido: “Alivia um pouco em saber que o sofrimento não foi tão longo”. Wendel disse também que Santoro contraiu Covid-19 há seis meses e como era fumante, tudo pode ter agravado em seu quadro.

Gileno Santoro era dublador de grandes personagens — Foto: Facebook
Discreto nas redes sociais e sem gostar de aparecer na frente das câmeras, Gileno Santoro ainda atuou em filmes como “Pecado sem Nome” (1978) e “Um Céu de Estrelas” (1996). Mas foi na dublagem que ganhou o reconhecimento nacional, principalmente da comunidade nerd brasileira.
Wendel, que dubla Goku, protagonista de “Dragon Ball”, postou um vídeo em homenagem a Santoro em suas redes sociais. Ele conta que essa é a única entrevista que existe do dublador, já que, como citado anteriormente, Gileno não gostava muito de câmeras.
“Hoje o Brasil perdeu uma pessoa incrível, um talentoso dublador que marcou muita gente. Marcou não só pelo seu trabalho, mas também com sua personalidade cativante. Esse trechinho, de um vídeo que gravamos faz uns 5 anos, mostra como os fãs também deixam marcas em nossas vidas. Viva o Gileno!”, escreveu.
Segundo Wendel, devido à pandemia, Gileno foi parando de dublar porque não conseguiu se adaptar ao modelo de dublagem remota, isto é, montar um estúdio em casa. Ele contou um pouco de como era Santoro na vida pessoal e diz que o amigo era uma “unanimidade”:
“Era um cara engraçadíssimo, mas não tinha aquele humor de quem ficava contando piada. Ele tinha aquelas sacadas irônicas, ácidas. E sempre estava de bom humor. Às vezes ele não poderia estar, mas não transparecia. Era sempre querendo agradar. Por isso todo mundo gosta dele. Ele não era uma pessoa que tem dia que está nervosa, ou que está agressiva. Era sempre a mesma pessoa tranquila, serena, engraçada, educada com todo mundo. A voz doce dele era fácil de ganhar a gente”.

Wendel Bezerra e Gileno Santoro, dubladores de Goku e Mestre Kame de ‘Dragon Ball’ — Foto: Reprodução
“Era uma voz muito específica, que não vai ter outro igual. Eu até pensei: ‘Se voltar Dragon Ball, quem vai fazer o Mestre Kame?’ Nunca mais vai ser o personagem! A voz dele tinha um registro particular”, comentou.
Gshow
+ There are no comments
Add yours