O Ministério da Saúde da Palestina, controlado pelo Hamas, divulgou nesta sexta-feira (25/7) um balanço das mortes por fome registradas pelos hospitais na Faixa de Gaza. Ao todo, nove pessoas morreram devido à fome e à desnutrição nas últimas 24 horas. Com isso, o total de vítimas da fome chega a 122, incluindo 83 crianças.
Essas mortes ocorrem em meio a uma crise na distribuição de ajuda humanitária em meio aos bloqueios impostos por Israel na região.
Fome em Gaza
- A fome em Gaza tem se alastrado, com Israel enfrentando uma crescente pressão internacional para que libere a ajuda humanitária na região.
- O Ministério da Saúde da Palestina afirmou que 122 palestinos morreram de fome desde o início da guerra em Gaza, em outubro de 2023.
- A desnutrição atingiu níveis alarmantes na Faixa de Gaza, em meio à guerra. A Agência das Nações Unidas (ONU) alerta que a entrada de ajuda humanitária no território cercado segue extremamente limitada.
20% das crianças na Cidade de Gaza
O chefe da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Oriente Médio (UNRWA), Philippe Lazzarini, alertou, nessa quinta-feira (24/7), que “as pessoas em Gaza não estão nem mortas nem vivas, são cadáveres ambulantes”.
Em um post no X, ele disse que uma em cada cinco crianças está desnutrida na Cidade de Gaza, e que a fome está aumentando a cada dia.
“Quando cresce a desnutrição infantil, os mecanismos de enfrentamento falham, o acesso a alimentos e cuidados desaparece, a fome começa a se instalar silenciosamente. A maioria das crianças atendidas por nossas equipes está definhando, fraca e correndo alto risco de morrer se não receber o tratamento de que necessita urgentemente. Mais de 100 pessoas, a grande maioria crianças, morreram de fome segundo relatos”, escreveu.
+ There are no comments
Add yours