Todo dono de gato diria que, embora eles vivam como animais de estimação, os felinos não se sentem pertencentes a ninguém.
Uma pesquisa recente da Universidade do Japão confirmou essa ideia, mostrando que, embora os gatos possam reconhecer a voz de seus donos, eles preferem ignorá-la, possivelmente devido à sua história evolutiva. Quando ouvem seu nome, os gatos demonstram um “comportamento de orientação” (movendo a cabeça e os ouvidos para identificar a fonte do som). Eles reagem de maneira mais perceptível ao chamado dos donos, mas não se movem quando alguém, que não é o dono, os chama.
— Os resultados indicam que os gatos não adotam um comportamento comunicativo em relação aos donos que estão fora de seu campo de visão, mesmo sendo capazes de distinguir as vozes — explicaram Saito e Shinozuka.
O estudo, publicado na revista Springer in the Animal Cognition, sugere que a falta de reação dos gatos pode estar relacionada ao processo de sua domesticação, diferentemente do que ocorre com os cães.
+ There are no comments
Add yours