A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) deflagrou operação, nas primeiras horas desta quinta-feira (4/7), para desmantelar uma organização criminosa especializada na extorsão e estelionato cometidos contra pessoas que vendiam videogames por meio de plataformas digitais. Pelos menos 50 vítimas do DF e Entorno caíram na rede chantagem e ameaças de morte e perderam os aparelhos e dinheiro.
Foram cumpridos sete mandados de prisão e sete de busca e apreensão nas regiões de Samambaia, Guará, Lúcio Costa, Feira dos Importados do SIA e Vicente Pires, todos expedidos pela 3ª Vara Criminal de Taguatinga. As apurações da Operação Reset, desencadeada pela 26ª Delegacia de Polícia (Samambaia), tiveram início após uma vítima procurar a unidade policial para denunciar extorsão decorrente da venda de um videogame.
Extorsão
Quando a vítima percebia que havia sido enganada e se recusava a pagar, os criminosos passavam a extorqui-la, ameaçando-a de morte. Para aumentar a intimidação, os golpistas enviavam vídeos exibindo armas de fogo e, em algumas ocasiões, chegavam a aparecer na residência da vítima.
Com o videogame em mãos e o dinheiro recuperado, uma terceira parte do grupo entrava em cena. Donos de falsas lojas virtuais e de algumas bancas localizadas na Feira dos Importados, os criminosos revendiam o videogame adquirido ilicitamente. Parte do lucro dessa venda era, então, repassada para os membros que atuavam nas fases anteriores do esquema criminoso. (Metropoles)
+ There are no comments
Add yours