O homem estava foragido desde que recebeu o benefício da saída temporária de Natal no ano passado e não retornou à unidade prisional na data estabelecida.
SÃO LUÍS – Um homem que estava foragido do sistema penitenciário desde dezembro de 2024 foi recapturado na noite deste domingo (19), por volta das 23h, em um hospital na área do Itaqui-Bacanga, em São Luís. A ação foi realizada por equipes da Guarda Municipal que integram a Ronda na Rua.
Os guardas municipais chegaram ao local após receberem informações detalhadas do setor de Inteligência da corporação. O homem estava foragido desde que recebeu o benefício da saída temporária de Natal no ano passado e não retornou à unidade prisional na data estabelecida.
Sobre o benefício da saída temporária
A saída temporária é um benefício previsto nos artigos 122 a 125 da Lei de Execução Penal (Lei nº 7.210/1984). De acordo com a legislação, apenas os presos que cumprem pena em regime semiaberto têm direito a essa concessão, não se aplicando aos detentos do regime fechado.
Os motivos que permitem a autorização da saída temporária incluem a visita à família, a frequência em cursos supletivos, profissionalizantes, de ensino médio ou superior, e a participação em atividades que colaborem para o retorno ao convívio social.
A Lei de Execução Penal diz que o apenado tem direito a 4 saídas temporárias por ano e que cada saída pode durar no máximo 7 dias e devem respeitar o intervalo mínimo de 45 dias entre uma saída temporária e outra.
Foragido condenado a 186 anos de prisão é capturado pela Polícia Federal no Maranhão
A Polícia Federal prendeu, na última quinta-feira (9), em Amapá do Maranhão, um homem que estava foragido da Justiça. O suspeito havia sido condenado a mais de 186 anos de prisão por diversos crimes, incluindo organização criminosa, contrabando e lavagem de capitais.
De acordo com a PF, o homem possuía mandados de prisão expedidos por diferentes varas criminais em vários estados e utilizava identidades falsas para escapar das autoridades. O detido foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça para o cumprimento das penas impostas.
+ There are no comments
Add yours