O Governo do Maranhão tentou, em duas ocasiões, contratar operações de crédito junto ao Banco de Brasília (BRB). As tentativas de empréstimo ocorreram em 2021, durante a gestão do então governador Flávio Dino. As propostas tinham como finalidade financiar ações do programa Maranhão Forte, voltado à execução de obras de infraestrutura.
A primeira tentativa, protocolada em julho de 2021, previa um empréstimo de R$ 180 milhões para investimentos em infraestrutura de transportes, com foco em logística, turismo e geração de empregos. O pedido, no entanto, não avançou após o governo estadual ser cobrado por informações fiscais e documentação complementar. Em novembro daquele ano, o próprio Executivo solicitou o arquivamento da operação, que foi encerrada definitivamente em fevereiro de 2023.
Ainda em 2021, o Palácio dos Leões apresentou uma segunda proposta ao BRB, desta vez no valor de R$ 20,8 milhões, destinada à construção da ponte sobre o Rio Preguiças, em Barreirinhas. O pedido também acabou arquivado após o não atendimento às exigências do Ministério da Economia.
Além do governo estadual, outros entes municipais do Maranhão também buscaram operações de crédito junto à instituição financeira nos últimos anos. O BRB atualmente está no centro de um escândalo envolvendo operações supostamente fraudulentas junto ao Banco Master, que está sob intervenção do Banco Central.


+ There are no comments
Add yours