Um filhote de Peixe-Boi-Marinho foi encontrado pela segunda vez em uma praia de Santo Amaro do Maranhão muito desorientado, recentemente o mesmo animal foi achado por pescadores em um praia do município e devolvido ao mar e novamente o animal voltou a beira da Praia, agora no povoado Travosa.
Conversamos com Lucas Pires, presidente do Instituto Oceano Conecta que disse que o aparecimento desses animais no litoral maranhense é devido que muitos deles ficam desorientados porque a mudança de maré e muitos deles por ter pouco tempo de nascimento e não são alimentados pelo leite da mãe, acabam ficando para trás.
Segundo Lucas, o Instituto Oceano Conecta já esta em busca de parcerias para que esses animais possam ser resgatados e cuidados em um local adequado, o presidente ainda fala que no Maranhão há pessoal qualificado para o resgate dos animais, mas que já tem pessoas buscando se especializar. Lucas ainda disse que o mais certo, nestes casos, é acionar o ICMbio.
Como os peixes-boi são mamíferos, respiram ar, têm sangue quente e produzem leite. Como os outros sirênios, se adaptou totalmente à vida aquática, sem membros posteriores. Em vez de membros posteriores, têm uma pá parecida com uma espátula para propulsão na água. Evoluíram com corpos aerodinâmicos sem abas externas nas orelhas, diminuindo assim a resistência no ambiente aquático. A cobertura de pelagem é esparsamente distribuída pelo corpo, o que pode desempenhar um papel na redução do acúmulo de algas em sua pele espessa. A pele é cinza, mas pode variar na coloração devido às algas e outras biota, como cirrípedes, que oportunisticamente vivem dos peixes-boi.
Os peixes-boi marinhos são classificados como “Ameaçados”. Sua população na natureza é estimada em 1000 indivíduos distribuídos de Alagoas ao Amapá. A perda de habitat e o encalhe de filhotes são as principais ameaças de extinção.
Os peixes-boi habita principalmente áreas costeiras rasas, incluindo rios e estuários. Podem resistir a grandes mudanças na salinidade e foram encontrados em águas altamente salgadas e salinas. A taxa metabólica extremamente baixa e a falta de uma espessa camada de gordura corporal isolante os limita a locais com águas quentes, incluindo regiões tropicais.
veja
+ There are no comments
Add yours