Filho de Zé Dirceu é escolhido líder do PT na Câmara Federal

Estimated read time 2 min read

O deputado federal pelo Paraná, Zeca Dirceu (PT), foi eleito nesta quinta-feira (5) por unanimidade para liderar a bancada da sigla na Câmara Federal. Zeca é filho do ex-deputado e ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, que em 2005 foi afastado do Governo Lula no bojo do escândalo do “Mensalão”.

O nome de Zeca Dirceu foi escolhido pelas 17 deputadas e 52 deputados petistas para liderar o partido a partir de 1º de fevereiro deste ano.

“A Câmara já demonstrou sua responsabilidade ao aprovar a PEC da Transição e, neste momento de reconstrução nacional, o papel do Parlamento será muito importante na retomada de projetos e ações que tiveram descontinuidade nos últimos anos e que são fundamentais na recuperação de programas sociais e da educação e saúde pública no país”, apontou.

O trabalho, segundo ele, será realizado junto com os líderes do governo José Guimarães (PT-CE) na Câmara dos Deputados, Jaques Wagner (PT-BA) no Senado e Randolfe Rodrigues (Rede-AP) no Congresso Nacional.

Escândalos

Zeca Dirceu é filho de José Dirceu, que na ocasião do primeiro governo Lula foi atingido pelo Mensalão e afastado da equipe de primeiro escalão do Executivo.

Depois disso, ele teve o mandato cassado pela Câmara Federal. Ele também foi julgado na Lava Jato e, ao contrário de Lula, teve sua condenação mantida no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

O ex-ministro foi condenado por utilizar a sua influência para obter favorecimentos na Petrobras e receber valores indevidos em troca de indicações.

Condenado a 30 anos de prisão, José Dirceu aguarda o julgamento do recurso em liberdade.

Relacionadas

Da Redação

+ There are no comments

Add yours

Deixe uma resposta