Fator Trump faz governo Lula resistir a classificar PCC de terrorista

Estimated read time 2 min read

O fator Donald Trump faz o governo Lula resistir em classificar com o PCC como organiação terrorista, como pleiteia a Casa Branca. Integrantes do Ministério da Justiça e Segurança Pública afirmaram à coluna que a nova classificação abriria margem para que os Estados Unidos fizessem operações militares em solo brasileiro com a justificativa de combater o terrorismo.

Fontes próximas a Lula sustentam que um suposto “viés intervencionista” de Trump teria ficado evidente ao sancionar o ministro Alexandre de Moraes (STF) com a Lei Magnitsky, com objetivo de fazer o Supremo recuar no julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Aliados de Lula argumentam que, apesar de negar o pleito de Washington, o Brasil vem tomando medidas para combater o PCC e citam a operação da Polícia Federal que atingiu braços da facção esta semana.

Por outro lado, uma fonte graduada do governo Trump informou que os Estados Unidos não dependem do aval brasileiro para classificar o PCC como organização terrorista e que essa possibilidade está em análise.

A Casa Branca estuda sancionar mais ministros do STF além de Alexandre de Moraes. Na mira de Washington também está a advogada Viviane Barci, esposa do ministro.

O governo Trump também planeja punir autoridades da Procuradoria-Geral da República e da Polícia Federal que atuaram em inquéritos que miram tanto Bolsonaro quanto o bloqueio de perfis de usuários de redes sociais nos EUA.

Relacionadas

Da Redação

+ There are no comments

Add yours

Deixe uma resposta