Uma pesquisa realizada no Japão indicou que homens com baixo desejo sexual podem ter um risco até 69% maior de morte prematura. O estudo analisou dados de mais de 20 mil pessoas e identificou que a falta de libido nos homens foi associada a uma maior probabilidade de morte, independentemente de fatores como tabagismo, consumo de álcool, obesidade, doenças preexistentes e prática de exercícios físicos.
Os pesquisadores da Universidade de Yamagata acompanharam a saúde de mais de 7,5 mil homens e 11 mil mulheres com mais de 40 anos ao longo de sete anos. No início do estudo, os participantes responderam se tinham interesse sexual por pessoas do sexo oposto. Aqueles que responderam negativamente foram classificados como indivíduos com baixa libido.
A análise dos dados revelou que homens com pouco interesse sexual tinham 72% mais chances de morrer de câncer, embora o estudo não tenha identificado um maior risco de desenvolvimento da doença inicialmente. Curiosamente, a pesquisa não encontrou a mesma relação entre falta de libido e mortalidade entre as mulheres, apesar de elas serem mais propensas a relatar menor desejo sexual.
Os cientistas destacaram que a ausência de desejo sexual pode estar ligada a fatores psicológicos, como menor motivação para viver, conhecida no Japão como “ikigai”. Além disso, homens com baixa libido apresentavam maior tendência a consumir álcool em excesso, ter diabetes, sofrer de angústia psicológica e ter menor nível de escolaridade.
Embora os achados tenham sido publicados na revista científica PLOS One, os pesquisadores ressaltam que o estudo é observacional e, portanto, não pode comprovar que a falta de desejo sexual causa diretamente um aumento no risco de morte. Eles sugerem que novos estudos sejam conduzidos para esclarecer a relação entre interesse sexual e longevidade.
+ There are no comments
Add yours