Inaugurada em Julho de 2021 trazendo em seu conjunto de ofícios desenvolvimento humano, geração de emprego e renda, além de colocar Barreirinhas como uma das cidades exportadoras da matéria prima da castanha do caju.
Com a presença de autoridades, entre elas, o prefeito da cidade e vereadores, foi inaugurada no povoado Munin dos Canavieiras, a fábrica de beneficiamento da castanha de caju e outros derivados.
A instalação da fábrica da rede Amazonas trouxe e traz muitos benefícios para a comunidade local, pois gera emprego e renda para os moradores, além dos benefícios econômicos para o município.
A castanha-de-caju é o fruto do cajueiro e é uma excelente aliada da saúde por conter antioxidantes e ser rico em gorduras boas para o coração e em minerais como magnésio, ferro e zinco, que previnem anemia e melhoram a saúde da pele, das unhas e do cabelo.
Além disso, a castanha-de-caju possui substâncias que proporcionam benefícios, como facilitação do transporte de oxigênio e nutrientes; melhora da saúde do coração e dos ossos, redução do colesterol ruim e aumento do colesterol bom, melhora do sistema imunológico, de funções neuromusculares e aumento de energia.
A casa das amêndoas que faz parte a rede Amazonuts, é uma empresa genuinamente Paraense, surgiu em 2013 a partir de uma ideia familiar, do empresário, filho do Povoado Munin dos Canavieiras, João José Canavieira em que a mesma precisava superar a crise financeira em que começava a se instalar em nosso país naquele período.
A pequena empresa se iniciou em um espaço reservado pela família em sua própria casa, onde os primeiros funcionários eram os seus próprios integrantes. O intuito era conseguir vender uma caixa de Castanha do Pará por dia entre os pequenos comerciantes locais.
Logo o sucesso pela qualidade e carinho depositados nos produtos e serviços, fez com que a empresa superasse todas as suas expectativas. Hoje seus produtos estão nas prateleiras dos maiores supermercados da região norte e nordeste, além de diversas redes de restaurantes. Estando presente também nos principais shoppings da região norte, além de países da américa latina, do norte e Europa.
Porém mais de um ano se passou e muitos benefícios foram alcançados. Mas nem tudo são flores. A gerente da fábrica, Dona Rose fala que algumas denúncias foram feitas por algumas pessoas que, segundo ela nao querem ver o desenvolvimento do local a órgãos repressivos, que, a fábrica estaria jogando resíduos tóxicos no rio que corta o povoado. Além de alegarem que a fábrica nao tem licença ambiental da área para funcionar e outras queixas.
Nossa equipe se deslocou até o povoado Munin para ver de perto essa situação e o que vimos foi tudo diferente do que é contado por essas denúncias. Falamos com funcionários, moradores e a gerente da fábrica que relataram o contrário das denúncias e ainda ressaltam a importância da fábrica para o povoado e região, além do fator social implantado pela empresa.
+ There are no comments
Add yours